11 5594-0755
CRP SP 4120
;
Espaço de fala

Nosso Espaço de Fala é um lugar aberto e sustentado pelos psicanalistas do Espaço Singular, para a transmissão da psicanálise por aqueles que foram contaminados por ela. Ou seja, por aqueles que têm o desejo e a necessidade de testemunhar sua experiência com a psicanálise. Elaboração árdua e aposta na transferência de trabalho que pode acontecer com a participação daqueles que podem escutar e desejam saber mais sobre esta experiência.

A abertura do Espaço de Fala, encontro inaugural no Espaço Singular Clínica de Psicologia, ocorreu em 17 de outubro de 2015 com Maria Lívia Tourinho Moretto como primeira convidada. Ela, com um papel especial em nossa formação, foi professora da maioria de nós que compomos a equipe, assim, uma presença de grande importância em nosso percurso.

A apresentação que Maria Lívia fez deu origem à primeira série do Espaço de Fala: desejo de analista. Foi com alegria que inauguramos nosso espaço e também nosso canal no youtube, onde disponibilizamos os melhores momentos deste encontro, e dos demais que vieram a partir deste, que foi para nós um grande momento, como também uma instigante reflexão.

Assim, no mesmo formato, iniciamos 2016 com a série “desejo de analista” e tivemos a honra de receber quatro convidados especiais em quatro sábados ao longo de 2016, com 25 participantes inscritos, para tratar sobre os 4 operadores da clínica. Nosso primeiro convidado foi Christian Ingo Lenz Dunker, que veio ao Espaço de Fala discorrer sobre o tema "Do ato ao discurso do psicanalista". No segundo encontro, Conrado Ramos foi nosso convidado e fez sua contribuição acerca do “Desejo de Analista na direção de tratamento”. O terceiro encontro teve como convidada a Sandra Berta que tratou sobre “O Saber do Psicanalista”. E por fim tivemos a honra de receber Welson Barbato com sua contribuição clínica a respeito da “Política e Ética do Psicanalista”. Em 2020 lançamos o livro intitulado “desejo de analista”, organizado por nós e contendo a coletânea dos textos transcritos a partir das falas dos autores. Adriana Marino compôs a orelha de nosso livro e Breno Sniker o posfácio. Publicamos com a Calligraphie Editora. Desejo de analista encontra-se a venda diretamente conosco e pode ser encomendado pelo whatsapp ou por e-mail.

Nosso segundo Espaço de Fala aconteceu em 2017 com a presença de Ana Laura Prates Pacheco para falar sobre “O feminino na Psicanálise”. Para brindar este encontro, tivemos a cantarolação da Fogueira das Rosas, um dueto de voz e percussão. Os melhores momentos deste encontro encontram-se registrados em nosso canal do youtube.

Ainda em 2017 tivemos o curso de nossa parceira de trabalho Marta Gimenez Baptista intitulado “Infância e as falhas na linguagem”. Esse curso foi um espaço de troca de experiências entre diferentes campos do conhecimento e formas de saber. Propôs uma discussão teórica e prática sobre as fronteiras e meandros no atendimento com crianças e casos clínicos relacionados ao atraso na aquisição da linguagem.

Em 2019 , realizamos mais uma série, dessa vez sobre os três registros psíquicos em Jacques Lacan, o “R.S.I”, e ninguém melhor que Michele Roman Faria para abrir os trabalhos a partir de um panorama destes registros na obra de Lacan, resultado de seus mais de dez anos de pesquisa sobre o tema. No segundo encontro, Marcelo Checchia nos ofereceu uma visão geral sobre o registro simbólico. No terceiro encontro, Niraldo de Oliveira Santos falou sobre o imaginário, registro de certa maneira polêmico e complexo, porém extremamente importante na atualidade, não só para a psicanálise, como também para outros campos do conhecimento. No quarto encontro, de modo preciso e com muita poesia, Ana Paula Gianesi nos deu um panorama geral sobre o registro Real na obra de Jacques Lacan. E por fim, para enodar os três registros, Beatriz Oliveira fez uma excelente introdução do nó borromeano de Lacan e articulação dos registros trabalhados ao longo da série. É possível acompanhar esta série em nosso canal do youtube.