A escola marca a passagem da criança do universo familiar para o espaço coletivo, e, por conseguinte, a instituição está sempre à s voltas com os limites destas duas esferas, que se atualizam em diversas demandas cotidianas e que lhe são dirigidas de modo inesperado. São demandas formuladas pela famÃlia, pelos educadores e pelos especialistas que acompanham a criança.
Neste cenário, o psicólogo na instituição tem diante de si o desafio de transitar entre estes campos e indagar: de quem é a demanda? A serviço de que ela está? Quais as implicações ao atendê-la? E, ainda, posicionar-se diante de cada uma destas demandas, algo que se constitui na aposta e na abertura fundamentada na leitura de cada criança, bem como de sua famÃlia e da relação que estabelecem com a instituição.
O projeto Assessoria Escolar, uma proposta de assistência e intervenção adaptadas à necessidade da escola, é elaborado com gestores e educadores da própria escola. Tem por objetivo auxiliar no levantamento de dificuldades e implementar ações que intermediem o funcionamento da instituição como um todo. A psicanálise é o ambiente teórico que norteia a compreensão das demandas, desta forma, direciona este projeto, compreendendo que o lugar de convergência para construir e explorar possibilidades de transformar conflitos em crescimento e criação está na singularidade de cada sujeito em relação a seu meio.
Serviços oferecidos:
Os serviços de psicologia percorrem diferentes nÃveis, teóricos e práticos, desde o trabalho direto com os alunos até o trabalho com a organização escolar, por meio de atendimento aos professores e aos pais, espaço de grupo e/ou atendimento individual. A partir de uma parceria com a escola, a Espaço Singular trabalha com as seguintes propostas:
As informações com detalhes sobre o número de participantes, a duração dos encontros, bem como valores referentes ao investimento, são examinados em cada projeto especÃfico e único realizado a partir da demanda da escola.