11 5594-0755
CRP SP 4120
Assessoria escolar
Outros projetos
Singulares ->

A escola marca a passagem da criança do universo familiar para o espaço coletivo, e, por conseguinte, a instituição está sempre às voltas com os limites destas duas esferas, que se atualizam em diversas demandas cotidianas e que lhe são dirigidas de modo inesperado. São demandas formuladas pela família, pelos educadores e pelos especialistas que acompanham a criança.

Neste cenário, o psicólogo na instituição tem diante de si o desafio de transitar entre estes campos e indagar: de quem é a demanda? A serviço de que ela está? Quais as implicações ao atendê-la? E, ainda, posicionar-se diante de cada uma destas demandas, algo que se constitui na aposta e na abertura fundamentada na leitura de cada criança, bem como de sua família e da relação que estabelecem com a instituição.

O projeto Assessoria Escolar, uma proposta de assistência e intervenção adaptadas à necessidade da escola, é elaborado com gestores e educadores da própria escola. Tem por objetivo auxiliar no levantamento de dificuldades e implementar ações que intermediem o funcionamento da instituição como um todo. A psicanálise é o ambiente teórico que norteia a compreensão das demandas, desta forma, direciona este projeto, compreendendo que o lugar de convergência para construir e explorar possibilidades de transformar conflitos em crescimento e criação está na singularidade de cada sujeito em relação a seu meio.

 

wood

Serviços oferecidos:

Os serviços de psicologia percorrem diferentes níveis, teóricos e práticos, desde o trabalho direto com os alunos até o trabalho com a organização escolar, por meio de atendimento aos professores e aos pais, espaço de grupo e/ou atendimento individual. A partir de uma parceria com a escola, a Espaço Singular trabalha com as seguintes propostas:

  • Palestras para pais, professores e/ou alunos a partir da demanda de cada escola, abordam-se temas como bullying, sexualidade, educação inclusiva, agressividade, orientação vocacional, entre outros temas;
  • Grupos de discussão com professores e/ou pais a partir de um determinado tema pré-estabelecido pela escola, como, a função da escola, a infância na contemporaneidade, a família, educação inclusiva e/ou discussões de caso.
  • Encontros e oficinas para apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou relacionamento social;
  • Orientação profissional individual ou em grupo;
  • Apoio na Educação inclusiva;
  • Atendimentos individuais para pais, alunos, educadores e funcionários.

As informações com detalhes sobre o número de participantes, a duração dos encontros, bem como valores referentes ao investimento, são examinados em cada projeto específico e único realizado a partir da demanda da escola.

11 5594-0755
e-mail: atendimento@singularclinica.com.br